Páginas

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Saúde disponibilizará mais de 200 mil preservativos para carnaval de Cáceres




A Secretaria de Estado de Saúde (SES/MT) deu início à distribuição dos preservativos aos Escritórios Regionais de Saúde (ERS) para o período do Carnaval. O foco este ano, de acordo com o Ministério da Saúde são mulheres entre 15 e 24 anos, que serão estimuladas para o uso do preservativo e a realização do teste rápido para diagnóstico do HIV. A recomendação proposta pelo Ministério é orientar as mulheres para que, após o ato sexual sem o uso de preservativo, procurem realizar diagnóstico para detectar uma possível contaminação de HIV, sífilis ou hepatite.

De acordo com a técnica da Coordenadoria Estadual de DST/AIDS e Hepatites Virais, da Secretaria de Estado de Saúde, Marlene Plaster para 2011 foram disponibilizados 1.440.000 preservativos masculinos, o que corresponde a 200 caixas que já estão sendo repassadas para os Escritórios Regionais de Saúde (ERS), encarregados de distribuir aos municípios de sua abrangência. “A distribuição de preservativos e demais ações de prevenção têm como objetivo reduzir o número de casos de doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) e HIV/Aids no Estado”, disse.

Para a Secretaria Municipal de Cáceres foram disponibilizadas 21 caixas com 201.600 preservativos, informou a técnica.

Ela destaca ainda que o Ministério da Saúde vem estudando estratégias diferenciadas para o período carnavalesco para se criar hábitos na população para que procurem as unidades de saúde na busca dos preservativos. “O folião tem que ir para a festa já prevenido”, comentou Marlene. “A intenção da distribuição é chamar a atenção da população para que brinque o carnaval com consciência e alertar que a melhor forma de se prevenir as DST’s, a Aids e até mesmo uma gravidez indesejada é o uso do preservativo de forma contínua”.

Na rotina, os preservativos masculinos podem ser encontrados em dois tamanhos: de 49 mm de diâmetro para adolescentes e de 52 mm para adultos. Do ano de 1995 a fevereiro de 2010, foram diagnosticados 8.090 casos de Aids em Mato Grosso, sendo 6.993 casos em adulto, 889 casos em gestantes, 974 casos em adolescentes, em Idosos 354 casos e 208 casos em crianças.

O HIV pode ser transmitido pelo sangue, esperma e secreção vaginal, ou pelo leite materno. O portador do HIV, mesmo sem apresentar os sintomas da Aids, pode transmitir o vírus. Por isso, a importância da mudança comportamental e do uso contínuo do preservativo em todas as relações sexuais. Aids não tem cura, mas os portadores do HIV dispõem de acompanhamento e tratamento oferecido gratuitamente pela Rede SUS.

FONTE: SES com Redação

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011


quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011